Hongwanji Fest 2024


Campanha de presente


Período da campanha:** 19 de março de 2024 (terça-feira) a 18 de março de 2024 (quinta-feira)
Mais detalhes

Um Novo Encontro com a Cultura Budista

Um novo passo

Neste ano auspicioso para nós adeptos da Jodo Shinshu em que comemoramos 850 anos de nascimento do Mestre Shinran, e, 800 anos de fundação da nossa Escola Budista Jodo Shinshu, um novo passo para a nossa Federação Budista Sul Americana se define com a realização de um novo evento – o “Hongwanji Fest”.

Para todas as faixas etárias

Este “Hongwanji Fest” terá um novo formato de evento que proporcionará a oportunidade de encontro com o Budismo e JodoShinshu, que se encontram enraizados na cultura japonesa, através de contato com a arte e cultura da arte do arranjo de flores (Kadô), arte da caligrafia (Shodô), cerimônia do chá (Sadô), entre outros Whorkshops, para atender pessoas de todas as faixas etárias.

Com as lindas flores de cosmos

Nesta primeira edição, estaremos realizando com o apoio do Sítio Sakaguti de Piedade que há 18 anos realiza o “Colhe e Pague” de caqui, justamente no período de outono em que o sítio estará colorida com as lindas flores de cosmos e, em meio a plantação de pés de caquis, estaremos realizando o Ofício Comemorativo de 850 anos de nascimento do Mestre Shinran e 800 anos de fundação da JodoShinshu no palco principal onde tembém haverá palestras sobre Budismo, apresentações de danças, músicas, karaokê, Bon-Odori, entre outras atrações, sendo reservado também área de diversão para as crianças.

As barracas de comidas típicas

E, além disso, outra atração deste evento será as barracas de comidas típicas. Os participantes poderão saborear os deliciosos caquis direto do pé, à vontade, além de pratos típicos como Udon, Yakissoba, Sushi, Gyûdon, Nagashi Soumen e várias barracas com vendas de produtos locais, também.

Estamos aguardando a sua presença

Esperamos que o maior número possível de pessoas possam participar neste auspicioso evento. Todos nós, da comissão organizadora, estamos aguardando a sua presença junto com seus familiares e amigos.

Detalhes do Evento




※PARA Mapa do GOOGLE


Atividades

Programação


09:00 Abertura do Local Sitio Sakaguti

10:00 Celebração dos 850 anos do nascimento do Mestre Shinran e dos 800 anos da fundação do Jodo Shinshu
Palestrante: Bispo do Federação Budista Sul-Americana Jodo Shinshu Shun-ei Kajiwara

11:00 Discurso e Sermão do Bispo, Saudações do Prefeito, e do Presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira

12:00 Isao Sakaguchi (3 músicas)

12:10 João Abílio (3 músicas)

12:20 Os Bombus (4 músicas)

12:40 Camilo Carrara (5 músicas)

13:10 Eric e Michiko (5 músicas)

14:00 Karaoke e Danca

15:00 Hakuryu Daiko

15:20 Hozonkai(bonodori)
Grupo de Hozonkai Piedade

16:20 Maturi danca

17:00 Encerramento do Evento

Apresentador

Nobu Kahi - Apresentador

Ator e professor formado pela Universidade de Brasília.
Fez as séries: DNA do Crime da Netflix e Rota 66 da Globoplay. Auxiliar no Betsuin.



Organizador

Nascido e criado em Piedade, com raízes profundas na fé budista.
Membro de uma família dedicada à proteção do budismo na região, com um tio atuando como monge da Federação Budista Sul-Americana.
Com a pandemia superada, assume com entusiasmo a responsabilidade de liderar a comunidade local na organização da primeira edição deste evento.
Seu objetivo é revitalizar as atividades da ordem, restaurando o vibrante espírito budista em Piedade.
Uma história de tradição, compromisso e paixão pelo budismo.

Artistas


Eric Licciardi - viola

Estudou em São Paulo com Elisa Fukuda e Ricardo Kubala.
Formou-se na UNESP e realizou seu mestrado na Hochschule für Musik und Tanz Köln (Alemanha).
Foi vencedor de concursos nacionais e tocou em grandes orquestras no Brasil e exterior.
Realizou concertos por diversos países como por exemplo: Alemanha, Canadá, México, Áustria, China, Chipre, Holanda e Espanha.
É membro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo






Michiko Tashiro Licciardi - Piano

Começou seus estudos no Japão, graduou-se e concluiu seu mestrado na Hochschule für Musik und Tanz Köln (Alemanha).
Ganhou prêmios nos Estados Unidos e Alemanha.
Possui grande experiência na área de ensino, bem como extensa atividade como camerista e correpetidora instrumental e coral.
É docente da Academia de Ópera da EMESP e membro do Trio Elisa Fukuda






Camilo Carrara - Violão

Violonista, diretor e produtor musical, multi-instrumentista, arranjador, compositor, professor e consultor de sound branding, atua no cenário musical transitando entre os universos da música erudita e popular.
É formado pelo Departamento de Música da ECA-USP e professor de violão do Nacional Music Festival, em Chestertown – Maryland, nos Estados Unidos.
Gravou mais 80 CDs, entre colaborações e trabalhos solos, incluindo “Canção do Sol Nascente”, projeto pioneiro no país, com arranjos de canções tradicionais japonesas para violão, lançado pela gravadora Azul Music.






Os Bombus - Banda de quadrinhos

Começou como um clube de música após o funcionamento do templo matriz de São Paulo (Betsuin) no início de 2020. Desde a pandemia, retomamos nossas atividades como banda remota, trocando arquivos musicais remotamente.
Os membros participantes incluem monges e adeptos voluntários não só do Brasil, mas também da América do Norte e do Japão, que criaram a música "Okaguesama" (2020) para evitar a propagação do Covid- 19.





João Abílio H. Barbosa

Shaku Shūdo, 釋宗道, João Abílio H. Barbosa, 32 anos, casado com Bruna M. Barbosa e pai de duas meninas, Clara e Eliza. Sonha em ser monge pela escola Jōdo Shinshū Hongwanji-ha. Adepto desde 2018, recebendo o Kikyōshiki através do Gomonshu-sama.
Ama cantar em japonês e em diversos idiomas, bem como escrever músicas que reflitam sobre o Dharma do Buda Amida. Espera poder contribuir com a expansão do Dharma em terra brasileira em expressão de gratidão ao Buda por tantas dádivas e ter sido levado ao encontro com a salvação de Amida-sama.






HAKURYU DAIKO - Grupo de taiko Piedade

Gastronomia

E, além disso, outra atração deste evento será as barracas de comidas típicas. Os participantes poderão saborear os deliciosos caquis direto do pé, à vontade, além de pratos típicos como Udon, Yakissoba, Sushi, Gyûdon, Nagashi Soumen e várias barracas com vendas de produtos locais, também.

Apoio

Organização