Ofício
Atenção: No caso de Ofício Fúnebre, em virtude da diminuição de número de monges, solicitamos que entrasse em contato com o Templo/monge quando o horário de sepultamento for decidida, por telefone/WhatsApp para verificar a disponibilidade ou não de atendimento, e, que tenhamos tempo hábil para tentar verificar a possibilidade de algum monge de outros Templos mais próximos.
Antes de acessar o link para preencher o formulário de agendamento, leiam, pelo menos uma vez, estas Informações abaixo sobre Ofícios Budistas.
Ofício (Ho-ji: memorial, Oso-shiki: fúnebre)
葬儀(so-gui) Ofício Fúnebre
Na forma presencial, geralmente, é realizado 1 hora antes da saída do corpo para sepultamento ou cremação. Como o falecimento de uma pessoa é algo imprevisível, para se realizar o Ofício Fúnebre seria importante contatar o quanto antes o Templo/monge para verificar a disponibilidade de atendimento.
四十九日(shiju-ku nichi)
Ofícios de Sétimo Dia ao Quadragésimo Nono Dia
Depois do Ofício Fúnebre, durante sete semanas são realizados Ofícios Memoriais para receber a oportunidade de encontrar e ouvir o Dharma. Para a realização desses Ofícios o próprio dia de falecimento da pessoa já é incluída na contagem como sendo o primeiro dia de falecimento. Assim, por exemplo, quem falecer num domingo, o dia do Ofício de Sétimo Dia cairá no sábado. Nos dias atuais, são poucas as famílias que conseguem realizar todos esses Ofícios durante as sete semanas consecutivas. A maioria das famílias realiza o Ofício do Primeiro Sétimo Dia e depois, apenas o Ofício de Quadragésimo Nono Dia.
百箇日(hyakka nichi) Ofício de Centésimo Dia
Antigamente, o período de luto da família era de Cem Dias e, assim, realizava-se o Ofício do Centésimo Dia como o marco de superação desse período de luto. Mas, na sociedade moderna o respeito ao período de luto começou a encurtar, esse Ofício de Centésimo Dia, mesmo no Japão, praticamente, já caiu em esquecimento.
一周忌(isshu-ki) Ofício de Um Ano
É realizado quando completar o ciclo de um ano de falecimento da pessoa. Na verdade, todo e qualquer Ofício Memorial, o ideal é que seja realizado na data (mês e dia) de falecimento da pessoa. Mas, em caso de impossibilidade de realizar por cair em dias úteis da semana, por exemplo, aconselha-se que seja realizado antecipadamente porque não sabemos o dia de amanhã da nossa própria existência.
三回忌(san kai ki) Ofício de Terceiro Ano
Depois do Ofício de Um Ano, no seguinte ano, portanto, quando completam-se dois anos de falecimento, é realizado o Ofício Memorial de Terceiro Ano. Para facilitar o entendimento e tentar memorizar isso pode-se considerar da seguinte forma: depois do Ofício de Um Ano, sempre considerar o próprio ano do falecimento da pessoa como sendo o Primeiro Ano na contagem dos Ofícios Memoriais que se seguem.
七回忌(shichi kai ki) Ofício de Sétimo Ano
Conforme explicação acima, contam-se sete anos incluindo o próprio ano do falecimento da pessoa.
十三回忌(ju-san kai ki) Ofício de Décimo Terceiro Ano
Contam-se treze anos, sempre incluindo na contagem o próprio ano do falecimento da pessoa.
十七回忌(ju-shichi kai ki) Ofício de Décimo Sétimo Ano
Contam-se dezessete anos, sempre incluindo na contagem o próprio ano do falecimento da pessoa.
二十五回忌(niju-go kai ki) Ofício de Vigésimo Quinto Ano
Contam-se vinte e cinco anos, incluindo o próprio ano do falecimento da pessoa. Dependendo das Tradições Budistas, realizam-se o Ofício de Vigésimo Terceiro Ano e Vigésimo Sétimo Ano, também.
三十三回忌(sanju-san kai ki) Ofício de Trigésimo Terceiro Ano
Contam-se trinta e três anos, incluindo o próprio ano do falecimento da pessoa. Dependendo das Tradições Budistas, realiza-se o Ofício de Trigésimo Quinto Ano, também.
五十回忌(gojukkai ki) Ofício de Quinquagésimo Ano
Contam-se cinquenta anos, incluindo o próprio ano do falecimento da pessoa e, apesar de se acreditar que seja o último Ofício Memorial, na verdade, não é. Depois do Ofício de Quinquagésimo Ano é realizado especialmente, a cada Cinquenta Anos, isto é, Ofício de Centésimo Ano, Ofício de Centésimo Quinquagésimo Ano… e assim por diante, enquanto as gerações de descendentes puderem continuar realizando e recebendo a oportunidade de ouvir o Dharma.
祥月命日(sho-tsuki mei nichi)
Ofício Memorial da Data de Falecimento
É realizado todo ano na data de aniversário (Mês e Dia) de falecimento da pessoa.
月忌法要(gakki ho-yo-)
Ofício Memorial do Dia de Falecimento
É realizado mensalmente no dia de falecimento da pessoa, Porém, assim como o Ofício Anual explicado acima, mesmo no Japão é cada vez menor o número de famílias que conseguem realizar este Ofício, quanto mais aqui no Brasil com tantas diferenças e condições diferentes, é muito mais difícil ser realizado pelas famílias. Além desses Ofícios Memoriais acima apresentados, quando não se sabe a data de falecimento de algum ancestral, ou se gostaria de lembrar, homenagear, agradecer a todos os ancestrais da família, ou mesmo em relação a ente que se tem conhecimento da data do seu falecimento, mas, que gostaria de lembrar, agradecer a qualquer momento, sem se preocupar com questão de dia, mês, ano do seu falecimento, recebendo a chance de encontrar e ouvir o Dharma é possível realizar o Ofício chamado “Tsuitô Hôyô”, vamos traduzir aqui, simplesmente, “Ofício Memorial”.